sábado, 24 de setembro de 2016

Toxina Botulínica (Botox) por Cirurgiões-Dentistas

Finalmente uma notícia muito boa para a Odontologia após anos de controvérsias, o Conselho Federal de Odontologia deliberou em favor do uso da Toxina Botulínica para fins terapêuticos e estéticos pelos cirurgiões-dentistas.
Como Cirurgiã e Traumatologista Bucomaxilofacial, especialidade na qual intervenho cotidianamente com incisões na face e intrabucais, inclusive em regiões das pálpebras, têmporas e submandibulares, para acessar os ossos da face, seja com fins corretivos e/ou estéticos, não conseguia entender e admitir que o nosso Conselho de Odontologia fosse contrário ao uso da toxina botulínica com fins estéticos.
Só quem estuda anos a fio, a encantadora anatomia da face como nós, Cirurgiões-Dentistas, sabe que temos conhecimento e competência para aplicar este medicamento com eficiência e benefício, trazendo harmonização facial e autoconfiança aos nossos pacientes.
E os benefícios do uso da Toxina Botulínica na Odontologia são variados: casos de sorriso gengival, assimetria facial de origem muscular, hipertonicidade facial (espasmo muscular), hipertrofia (aumento do tamanho) do músculo masseter que resulta em face muito angulada, e redução das linhas de expressão dos músculos da face (leia-se as temidas rugas!). Seu efeito é temporário, portanto requer aplicações periódicas, praticamente indolores.

Em síntese a lógica e a justiça venceram!


Um comentário:

CIRURGIÃO PLÁSTICO ON LINE disse...

Sou cirurgião plástico e concordo contigo. Algo tão simples como aplicar uma pequena quantidade de um líquido dentro de um músculo na face não pode ser considerado algo inadequado para uma especialidade que é praticamente um médico de face.