terça-feira, 16 de agosto de 2016

Língua Plesa... não faça isso com seu filho!

Respondam rapidamente: Qual pai ou mãe não quer ver seu filho tranquilo, confiante e bem atendido em uma recuperação cirúrgica?

É claro que a melhor resposta a esta pergunta seria: eu não quero que meu filho precise passar por um procedimento cirúrgico!  Entretanto, em determinadas situações, isso é inevitável e até inadiável.

Estamos aqui falando de cirurgias bucais ou orais, em crianças ou adolescentes.  Existem situações clínicas que requerem a intervenção o quanto antes, mesmo sendo uma criança de 2 anos, ou menos. Este é o exemplo da frenectomia, que é a remoção do freio lingual, quando está muito inserido até a ponta da língua. Isso pode dificultar a amamentação, deglutição e até a fonação. Em muitos casos, o próprio pediatra faz essa solicitação ao cirurgião dentista, outras é a fonoaudióloga ou a professora, que percebe a dificuldade da criança em falar determinadas palavras, em uma fase tão importante como a alfabetização. Esta dificuldade facilmente leva a criança a ter problemas de relacionamento com os coleguinhas.

Uma forma de perceber se o seu filho necessita alguma avaliação é na hora do choro e quando a criança tenta colocar a língua para fora da boca. A língua pode ficar com aspecto bífido – dividida ao meio, ou em formato de coração.

O procedimento odontológico de frenectomia é rápido e na maioria das vezes pode ser realizado no consultório, somente com a anestesia local. Dependendo da idade da criança o ideal e mais seguro é realizar no hospital.


Este procedimento deve ser realizado por profissionais especialistas em Cirurgia, para que se evitem complicações como, por exemplo, hemorragias ou rompimento do ducto de glândulas salivares, que se encontram próximos à área. Além disso, um profissional rotineiramente envolvido com cirurgias vai ser mais rápido e ágil para atender o seu filho, levando a uma recuperação mais tranquila e sem traumas.



Nenhum comentário: